Lutas

URGENTE: PM reprime greve da Embraer em São José dos Campos (SP) e prende sindicalistas

Redação

3 de outubro de 2023
star0 (0 avaliações)
Policia Militar prende sindicalistas em greve na Embraer

Depois de reprimir mobilização dos trabalhadores da Embraer, em São José dos Campos (SP), PM prende dirigente sindical José Dantas Sobrinho e outro militante.

Os operários da Embraer aprovaram greve por tempo indeterminado, na manhã de hoje, por aumento de salário.

Nota oficial do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região (SP) 

PM agride e prende dirigente sindical e ativista durante paralisação na Embraer. Liberdade, já!

Mais um exemplo da repressão da Polícia Militar do Estado de São Paulo e da direção da Embraer durante um movimento legítimo dos trabalhadores na portaria da fabricante de aviões, nesta terça-feira (3).

Durante a mobilização relativa à Campanha Salarial deste ano, o dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região José Dantas Sobrinho e o militante do movimento por moradia Luta Popular Ederlando Carlos da Silva foram agredidos e presos arbitrariamente por policiais militares.

A prisão ocorreu no momento em que a assembleia dos trabalhadores do segundo turno aprovava uma paralisação parcial para exigir aumento real de salário e manutenção dos direitos.

A PM, que deslocou dez viaturas para a portaria da Embraer, levou o dirigente sindical e o ativista para a delegacia da Polícia Federal, na região central de São José dos Campos.

No estacionamento da PF, Dantas e Silva foram mantidos trancados nas viaturas por mais de uma hora, numa ação que buscava torturar os militantes.

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região e a CSP-Conlutas exigem a libertação imediata de José Dantas Sobrinho e Ederlando Carlos da Silva e pede a solidariedade de todo o movimento sindical. Lutar não é crime!

São José dos Campos, 3 de outubro de 2023.

Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região (filiado à CSP-Conlutas)