SP: Mulheres da Ocupação Jardim da União fazem reunião para preparar o 8 de Março
Ontem, 18 de fevereiro, as mulheres da Ocupação Jardim da União, na Zona Sul de São Paulo, se reuniram para discutir sobre o combate ao machismo, organizar e preparar a intervenção no 8 de Março, o Dia Internacional de Lutas das Mulheres.
A atividade contou com a presença da Ana Rosa Minutti, ativista e fundadora do Movimento Mulheres em Luta (MML), que discutiu com as mulheres da ocupação a história desse dia de luta, sua relação com a Revolução Russa e o papel das mulheres em outros momentos importantes da luta de classes como greves e revoluções.
Foi parte também do debate a importância da construção de um movimento independente das mulheres trabalhadoras, sem mulheres burguesas e sem estar subordinada a nenhum governo, ao contrário, em oposição a todos os governos que ataquem as mulheres da classe trabalhadora.
Para Silvana Garcia, uma das dirigentes da associação de moradores da ocupação, “as mulheres estão na linha de frente na nossa luta aqui no bairro. Elas são a maioria na associação e em muitas das lutas que fazemos. A valentia de muitas mulheres ajudou a construir a nossa ocupação. Mas não basta ser mulher, para estar do nosso lado não pode estar com aqueles e aquelas que nos atacam, que são os grandes ricos, que lucram por exemplo com a privatização da saúde e educação que afeta a nossa vida aqui embaixo”.
A reunião teve ainda a apresentação da revista dos 15 anos do MML e a formação do movimento na ocupação. Deliberou-se preparar uma caravana das mulheres do bairro para o ato unificado do 8 de março em São Paulo e chamar uma outra discussão para o final do mês de março com as mulheres da comunidade.