Cultura

SJC: Com o enredo ‘Palestina livre’, Acorda Peão desfila neste sábado, dia 10

Saída às 10h da Praça Carlos Maldonado Campoy, seguindo pelas ruas centrais de São José dos Campos (SP)

Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos

5 de fevereiro de 2024
star5 (1 avaliações)
Desfile do Acorda Peão, em 2023, pelas ruas de São José dos Campos | Foto: Sindmtal SJC/Roosevelt Cássio

Contagem regressiva: é neste sábado (10), a partir das 9h, o tradicional desfile do Bloco Acorda Peão, que arrastará os foliões pelas ruas do centro de São José dos Campos.

O bloco, organizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos, reúne trabalhadores, sindicatos e movimentos sociais. Este ano, apresenta o samba-enredo “Palestina livre”. A letra traz críticas ao massacre do povo palestino pelo governo de Israel.

O samba também critica os planos do governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) para privatizar a Sabesp e chama atenção para a perseguição da Prefeitura de São José dos Campos aos moradores do Banhado.

O Acorda Peão une tradição, protesto e irreverência, em São José dos Campos. É o Carnaval com consciência de classe e muita diversão. Toda a população está convidada para o desfile”, afirma o secretário–geral do Sindicato, Renato Almeida.

O último ensaio será amanhã, dia 6, às 18h, na Praça Carlos Mandonado Campoy.

A bateria ficará por conta do grupo Batuque de Responsa.

Por que a escolha da Palestina como tema?

O massacre promovido por Israel contra o povo palestino não começou agora. Foram décadas de segregação racial e tratamento desumano imposto por Israel.

Agora, um genocídio está em curso. São mais de 26 mil mortes provocadas por Israel. A maioria das vítimas são mulheres e crianças.

O Sindicato apoia a luta dos palestinos, mas isso não significa ter acordo com o Hamas, que é uma organização política de pensamento autocrático e fundamentalista.

Exigimos que o governo Lula rompa relações diplomáticas com Israel, pelo massacre que levou a um cruel derramamento de sangue.

Bloco tem 26 anos de história

O Bloco Acorda Peão nasceu em 1998, com o nome Se liga, Brasil. Desde então, leva para a avenida temas que extrapolam o Carnaval.

Todo desfile traz críticas políticas e sociais. Na primeira edição, o alvo era o alto índice inflacionário no governo de FHC. De lá pra cá, os governantes não escaparam das alfinetadas do Acorda Peão.

O que o folião precisa saber

Desfile do Bloco Acorda Peão
Samba-enredo: Palestina livre
Quando: sábado (10), com concentração às 9h e saída às 10h
Onde: saída da Praça Carlos Maldonado Campoy, seguindo pelas ruas centrais de São José dos Campos
E depois? O desfile termina na mesma praça, mas a festa continua, com show gratuito da cantora Ju Nascimento
Tem camiseta? Claro! Elas podem ser compradas na sede do Sindicato, sendo uma por R$ 30 ou duas por R$ 50, das 8h às 17h