Salvador (BA): PSTU lança Adelson de Carvalho, proletário, negro e socialista, como pré-candidato a vereador
Uma pré-candidatura em defesa dos trabalhadores, dos explorados e oprimidos!
Adelson de Carvalho tem 43 anos, mora no bairro Uruguai, na Cidade Baixa, e sempre viveu do seu trabalho, como o conjunto do proletariado brasileiro. Aos 9 anos, começou a ajudar seus pais no negócio da família. A partir dos 14, iniciou sua vida laborativa, trabalhando com armação de móveis com seu irmão mais velho e, desde então, não parou mais: atuou como ajudante de pedreiro, eletricista, encanador, pintor, técnico de TV, vendedor de pipoca e batata frita, vigia de rua, feirante, balconista, atendente e copeiro. Atualmente, trabalha como vigilante terceirizado.
A trajetória de Adelson expressa a dura realidade da maioria do povo, que tem que se virar nos 30 para garantir o seu sustento e da sua família. Isso se deve a que vivemos no capitalismo, um sistema que não recompensa quem trabalha, pelo contrário, que se baseia na exploração do trabalho da maioria, para que uma pequena minoria de grandes ricos (os burgueses) viva no luxo, sem trabalhar. Como disse o revolucionário marxista Friedrich Engels, “no capitalismo, os que trabalham não lucram, e os que lucram não trabalham”.
Por isso, Adelson é um militante socialista e revolucionário do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), um partido que luta para que os trabalhadores governem o país, a serviço de toda a coletividade, e não dos ricos burgueses de sempre, com seus interesses egoístas de lucro. Um governo dos trabalhadores a serviço da construção de um país e um mundo socialista, em que não exista exploração nem opressão (racismo, machismo, lgbtfobia, xenofobia, capacitismo, etc.), em que todos sejam socialmente iguais, respeitando as diferenças individuais.
É em defesa dos trabalhadores, dos explorados e oprimidos nesse sistema, que Adelson se lança pré-candidato a vereador pelo PSTU, para ser uma voz da nossa classe, dos de baixo, daqueles que ralam todo o dia, na Câmara de Vereadores, hoje tão distante da cara e da coragem da maioria do povo.
Um mandato socialista
Um mandato socialista de Adelson seria uma voz dissonante numa Câmara ocupada, em sua maioria, por políticos que servem aos grandes empresários, aos ricaços da cidade e que, por isso, vendem nossa cidade, mercantilizando e privatizando os serviços públicos, encarecendo a vida da população pobre, que depende dos transportes caros e sucateados, da educação e da saúde públicas abandonadas, e de uma prefeitura atuante para melhorar suas condições de vida, garantindo moradia digna, com urbanização, esgotamento sanitário, asfaltamento, praças e espaços de lazer, etc., o que não ocorre hoje.
Na Câmara, Adelson elaborará projetos que atendam às necessidades dos trabalhadores e do povo pobre, como um plano municipal de obras públicas que gerem emprego e renda pra população, ao mesmo tempo que realize obras úteis que melhore a vida do povo, construindo moradias populares para quem vive em zonas de risco e os desabrigados, escolas, creches, postos de saúde, hospitais, praças, etc. Defenderá que todo político ganhe igual a uma professora do município, combatendo os privilégios.
Para os socialistas, a política não é um meio de se enriquecer, por isso, caso Adelson seja eleito, ele viverá com o salário de um operário qualificado, doando o restante do salário de vereador para ajudar na luta dos trabalhadores. Um mandato do PSTU estará na linha de frente da luta contra a extrema direita e contra qualquer medida que ataque os trabalhadores, incluindo as que vêm de ditos “representantes dos trabalhadores”, mas que rifam os nossos direitos em nome da conciliação com os patrões e os poderosos.
Mais sobre Adelson
Adelson tem o ensino médio completo com técnico em técnicas comerciais, tendo feito também diversos cursos profissionalizantes ao longo de sua vida: porteiro, almoxarife, pintor, comunicação interpessoal, bombeiro civil, socorrista, vigilante, segurança de eventos, sócio educador, além de cursos básicos na área da teologia e missiologia.
Sempre gostou de praticar esportes e artes marciais como capoeira, boxe, judô, muay thai, rapkido. Atualmente, é praticante de goshin. Cursa licenciatura em História na Unicesumar, já tendo trabalhado na área da educação como educador escolar com oficina de bem estar e projeto de vida. É pai de dois filhos, um rapaz e uma garotinha, os quais ele ama muito.
Leia também!
PSTU lança a pré-candidatura do jovem Victor Marinho à prefeitura de Salvador