Partido

RN: PSTU lança pré-candidaturas para Câmara e Prefeitura de Natal

PSTU-RN

27 de maio de 2024
star5 (7 avaliações)
Evento foi realizado na última sexta-feira (24), no Sindsaúde/RN, e contou com a presença de militantes do partido, ativistas e apoiadores(as)

O PSTU/RN lançou na última sexta-feira (24) suas pré-candidaturas à Prefeitura de Natal e à Câmara Municipal, com representantes de um mandato coletivo. O evento ocorreu no auditório do Sindsaúde/RN e contou com a presença de militantes do partido, ativistas e apoiadores (as).

A atividade iniciou com a declamação de um cordel do pré-candidato à Prefeitura de Natal, Nando Poeta. Depois, abriu-se a fala para os representantes da pré-candidatura de mandato coletivo ao legislativo municipal. O PSTU pela primeira vez lança uma pré-candidatura coletiva, composta por 4 militantes: o pré-candidato a vereador Alexandre Guedes encabeça o coletivo, composto por Érica Guarani, Tiago Silva e José Jairan.

O trabalhador do Detran/RN, Alexandre Guedes, começou sua fala destacando o abandono que ocorre na cidade de Natal pelo poder público, sobretudo no transporte, área dominada pelos empresários. Alexandre criticou a Câmara Municipal de Natal, que funciona como um balcão de negócios não apenas para o transporte, mas também para a saúde e a educação.

“Os direitos da população são transformados em mercadoria. E como uma mercadoria, tem que gerar lucros, e para gerar lucros para alguns poucos, tem que gerar prejuízo para a maioria, e a maioria somos nós, que dependemos do transporte público”, enfatizou Alexandre.

As pré-candidaturas do PSTU às eleições municipais de 2024 são dedicadas à memória da nossa companheira Antônia Moraes

Depois, o estudante Tiago Silva criticou o conservadorismo da Câmara Municipal e da Prefeitura, que não escondem que estão do lado dos ricos e poderosos da cidade. Tiago também comentou sobre o transporte público da cidade e disse que os vereadores e o prefeito não priorizam essa área porque não usam o transporte público. “A Câmara Municipal mantém os privilégios do alto escalão da polícia natalense. Ao invés dos vereadores pensarem como destinar os recursos para as áreas sociais, eles vão pensar, por exemplo, em proibir a linguagem neutra nas escolas”, criticou.

Em seguida, o professor José Jairan iniciou sua fala pontuando que a candidatura do PSTU é a única que diz que não é possível governar para duas classes, pois o nosso lado é o dos trabalhadores e trabalhadoras. “O socialismo não é um sonho, comer não é um sonho, moradia não é um sonho, viver não é um sonho! Portanto, o socialismo é uma necessidade da classe trabalhadora!”, exclamou.

A trabalhadora da saúde e mulher indígena, Érica Guarani, lembrou o contexto de pandemia que vivemos – durante o qual esteve na linha de frente enquanto técnica de enfermagem – e o papel dos governos nesse processo, pois negaram atendimento de qualidade para a nossa classe. “Eu sobrevivi para contar esta história!”, exclamou. A pandemia da covid-19 é um dos exemplos de que não dá para viver sob o sistema capitalista. “Ou é socialismo, ou é barbárie!”, ressaltou.

A pré-candidata à vice-prefeita de Natal, Luciana Lima, comentou sobre o caos que vivemos na cidade e disse que esta situação não é hoje; pelo contrário, é fruto dos governos anteriores – como o de Micarla de Souza e Carlos Eduardo Alves, que tenta a reeleição -, pois não priorizam os serviços públicos.

O sociólogo, professor da rede pública e cordelista Nando Poeta é o pré-candidato a prefeito

Por fim, o pré-candidato a prefeito, Nando Poeta, reforçou a importância da luta pelo socialismo e de uma sociedade sem opressão e exploração, e que essa é a tarefa do PSTU e de seus militantes. Nando também criticou as políticas de conciliação de classes que enfraquecem a organização da nossa classe. “O que é que mais enfraquece a esquerda? é se juntar com o algoz. Carlos Eduardo fez campanha para Bolsonaro em 2018 e em 2022 foi senador do PT no RN, e agora é candidato próprio. Essa mistura não educa a classe trabalhadora!”, exclamou.

Todas as pré-candidaturas do PSTU às eleições municipais de 2024 são dedicadas à memória da nossa companheira Antônia Moraes, que faleceu no início deste ano, mas que permanece em nossos corações e nas lutas.

O PSTU/RN agradece aos participantes do evento. Nossas pré-candidaturas estão sempre a serviço das lutas da nossa classe. Convidados todos os trabalhadores e trabalhadoras a se integrarem nesta pré-campanha e a conhecerem o partido.

Leia também!

PSTU lança a pré-candidatura do jovem Victor Marinho à prefeitura de Salvador