Lutas

PI: Governadora Regina Sousa (PT) ataca greve dos trabalhadores da educação com desconto de salário

PSTU-PI

24 de junho de 2022
star0 (0 avaliações)
Foto: Moreira Mariz/Agência Estado

PSTU-Piauí

Na manhã de hoje, 24.06, os trabalhadores em educação da rede básica estadual do Piauí, em greve hà mais de 4 meses, foram surpreendidos com os descontos nos contracheques dos dias parados. De acordo com Geraldo Carvalho, pré-candidato ao governo do Piauí pelo PSTU, trata-se de uma medida truculenta e antissindical promovida pelo governo do Partido dos Trabalhadores.

“A governadora Regina Sousa (PT) no Piauí, uma ex-sindicalista, ex-presidente do sindicatos dos Bancários e da CUT, copia a prática dos patrões, ao atacar o bolso dos trabalhadores que lutam por melhores condições de vida, em defesa do direito ao cumprimento da Lei do Piso”, diz Geraldo Carvalho. “Outro duro ataque é tirar a lotação de grevistas das escolas, contratando professores temporários, com contrato précário”, pontua.

“O governo do PT, no Piauí, está fora da lei, pois há vários anos não cumpre a Lei nº 11.738.08, que instituiu o piso salarial nacional dos profissionais da educação básica. Este ano o reajuste deveria ser 33,29%. A categoria sofre cerca de 53% de perdas salariais, acumulando os reajustes que o governo deixou de repassar nos últimos anos referentes ao piso”, continua Geraldo.

A medida de Regina, de atacar os direitos dos servidores, não é isolada e não é de hoje.

“Em aliança com o que tem de mais oligarca e atrasado no estado, os petistas governam o Piauí há cerca de 20 anos. Tendo à frente do executivo Wellington Dias, este promoveu uma verdadeira reestruturação neoliberal do Estado, o chamado Estado-mínimo, destruiu a antiga carreira dos servidores púbicos, acabou com a gratificação de regência dos professores, e impôs arrocho salarial permanente. Aplicou no estado a reforma da previdência do Governo Bolsonaro, impondo alíquota previdenciária para aposentados/as de até 14% dos salários”, afirma Geraldo.

Segundo o pré-candidato, a experiência com o governo do PT no Piauí demonstra o quanto esses governos de frente ampla ou de frente popular provocam derrotas aos trabalhadores. Agora tem um petista grande empresário do ramo da educação privada como pré-candidato ao governo, mantendo as mesmas alianças de sempre. Querem continuar beneficiando o agronegócio e o setor empresarial internacional que invadiu todo o território para arrancar da natureza lucro”, completa.

“Repudiamos esse duro ataque do governo ilegal de Regina Sousa, ao tempo em que manifestamos nosso irrestrito apoio à categoria em greve”, finaliza Geraldo Carvalho.