Opinião Socialista

PA: Candidatura da Well expressa a luta da periferia e da classe operária em Belém

PSTU-PA

5 de setembro de 2024
star5 (1 avaliações)
A campanha cresce e a candidatura da Well a prefeita ganha mais visibilidade e simpatia da classe trabalhadora

Desde o primeiro dia de campanha, a militância do PSTU em Belém tem ido às ruas e aos canteiros de obras da construção civil apresentar a candidatura da Well a prefeita, mulher trabalhadora, negra, moradora da periferia e mãe solo, a prefeita.

No dia 16 de agosto, a campanha iniciou em um canteiro de obras da reforma do Mercado de São Brás, ao lado das operárias e operários da construção civil, categoria que o PSTU tem um trabalho histórico. Seu Alex, diretor licenciado do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, é candidato a vereador. Socorro Gomes, trabalhadora da educação, também concorre a uma vaga à Câmara Municipal.

Nesses 20 dias de campanha, temos feito panfletagens e conversas com operários nos canteiros de obras, participado de atividades dos movimentos sindicais e sociais, dialogando com ativistas, participado de atividades culturais ao lado de artistas que apoiam nossa chapa em bairros periféricos e nos preparando para lançar comitês da campanha em bairros populares, como o Guamá”, disse Well.

A campanha cresce

Nossa campanha cresce e fica cada vez mais conhecida, ganhando a simpatia de muita gente, principalmente das mulheres negras pobres da classe trabalhadora, operários e ativistas”, completa.

Quanto a grande mídia, existe uma batalha para romper com bloqueio imposto pelos principais veículos, explica Well: “a agenda de campanha vem sendo divulgada, já participamos de entrevistas nas rádios e nas principais emissoras de TV, assim como para entrevistas em portais e canais nas redes sociais. No final do mês de setembro, vamos participar de um debate com os dois candidatos que pontuam 1% nas pesquisas, já que a grande mídia não nos convida para os principais debates, esse bloqueio precisa ser quebrado para garantir que a população conheça nossas propostas”.

Nas últimas pesquisas, a Well tem aparecido bem, principalmente na espontânea. Em uma delas, apareceu tecnicamente empatada com o Delegado Eguchi, candidato do PRTB, que em 2020, feito, foi derrotado pelo atual prefeito Edmílson Rodrigues (PSOL). Eguchi é um dos representantes da extrema direita bolsonarista.

Edmilson Rodrigues governou para os ricos e o grande empresariado. Por isso, possui um alto índice de rejeição e não deva ir ao segundo turno. Os trabalhadores e o povo pobre de Belém têm uma alternativa socialista e revolucionária nestas eleições, as candidaturas do PSTU.

Leia também!

Voto pelo mal menor perpetua o sistema e a ultradireita