O Espaço “Quilombo das Rosas” desabrocha na Zona Leste de São Paulo
No dia 19 de agosto, militantes do PSTU na Zona Leste da capital de São Paulo inauguraram uma nova sede. “Quilombo das Rosas” é o nome do espaço que homenageia três Rosas: Rosa Luxemburgo, Rosa Parks e Rosa Sundermann. A atividade foi conduzida pela militante do bairro Cidade Tiradentes, Shirley. A inauguração ainda contou com uma fala de Vera Lúcia, nossa candidata a Presidente em 2018 e 2022. Ela emocionou a todos falando sobre as lutas da classe trabalhadora e a necessidade de organização do partido revolucionário e de luta pela construção de uma nova sociedade sem opressão e exploração, uma sociedade Socialista.
Ver essa foto no Instagram
A atividade contou com a presença de militantes históricos, ativistas e amigos do partido. Teve operários metalúrgicos, moradoras da Comunidade Kampala da Penha, juventude de escolas secundaristas e universitárias, trabalhadoras da CPTM, professoras estaduais e municipais, trabalhadores do Judiciário, gente de Cidade Tiradentes, Itaquera, Mogi, São Miguel, ABC e Osasco.
Além das falas políticas, o encontro contou com muita poesia. O companheiro Atnágoras, operário da construção civil de Belém e membro da Coordenação Nacional da CSP Conlutas escreveu um poema especial para o novo espaço:
Rosa para quem te segue /
Ergue um novo Quilombo /
“Combo” / como este hoje /
ZL / Pedra de Povo… /
…num novo com o qual se ergue /
Rosa de escrita e ação /
Outra de raça e combate /
Rosa, revolução e Arte /
Parte, Partido e porção /
De vida / que feito a parte /
É flor de Rebelião /
Aqui / eis um ponto de apoio /
“no olho do furacão” /
De metro / Metrô e consolo /
Bem-vindo ao Partido… /
…curtido: / ZL e transformação! /
Atnágoras Lopes
Nossa atividade contava com espaço para as crianças com cuidadora para que mães e cuidadores pudessem aproveitar a atividade. Além de uma campanha de solidariedade com doação de roupas para os moradores de ocupação kampala que foi recebida por moradores presentes na inauguração.
Claudio Donizete, dirigente da regional ABC-Santos, reforçou a importância da construção de um novo espaço que aglutine todos aqueles que lutam contra a opressão e fez um chamado para o ato contra o genocídio que aconteceu em várias cidades do país no dia 24 de agosto
A professora Veruska, dirigente da regional ZL, fez uma fala de encerramento do ato político relembrando a importância da luta contra todos os governos que atacam os trabalhadores, seja a direita e extrema direita como o bolsonarismo, seja o governo do PT com Lula-Alckmin. A atividade seguiu com festa, muita comida e bebida. O objetivo do espaço é organizar ativistas com atividades, cursos, formações e lutas.
Saiba mais
As três rosas
Rosa Parks foi uma costureira e ativista dos direitos civis nos EUA. Ela disse NÃO ao recusar-se a ceder seu assento a um homem branco em um ônibus de Montgomery, Alabama, desencadeando o histórico boicote aos ônibus e contribuindo para o movimento pelos direitos civis. Sua coragem e persistência levaram à derrubada das leis de segregação racial e inspiraram um profundo impacto na luta contra o racismo. Seu legado permanece como um símbolo de resistência.
Rosa Luxemburgo, apelidada de “A Águia Revolucionária”, foi uma militante Marxista da Polônia. Foi dirigente da Segunda Internacional, fundou a Liga Espartaquista, denunciando o apoio da esquerda à primeira guerra mundial e contribuiu para a fundação do Partido Comunista Alemão. Ela foi acusada de planejar uma Greve Geral e uma Revolução Comunista em Berlim e, em 1919, foi brutalmente assassinada por milicianos de direita.
Rosa Sundermann foi dirigente do PSTU, teve a vida tragicamente interrompida em 12 de junho de 1994, quando foi assassinada junto com seu companheiro José Luis em São Carlos, São Paulo, logo após a fundação do partido. Sua incansável dedicação à organização dos trabalhadores e às lutas sociais na região, aliada à sua influência no movimento sindical e estudantil, evidenciou sua importância como defensora do socialismo e dos direitos dos trabalhadores, deixando um legado que continua a inspirar a luta por um mundo sem exploração.