Opinião Socialista

Natal (RN): Para mudar de verdade, é preciso um projeto socialista que enfrente o capitalismo

PSTU-RN

26 de setembro de 2024
star5 (1 avaliações)
Nando Poeta em plenária com apoiadoras e apoiadores

Tiago Silva, de Natal (RN)

As candidaturas do PSTU expressam as lutas da classe trabalhadora, principalmente nos setores da Saúde e da Educação. O candidato a prefeito, Nando Poeta, e seu vice, Tiago Silva, assim como as chapas para a Câmara Municipal (Bancada Socialista e Luciana Lima) são ativistas que estão sempre nas greves e paralisações, junto aos movimentos sociais.

Desde o primeiro dia de campanha, as candidaturas vêm conversando com trabalhadores, trabalhadoras e a juventude sobre as propostas socialistas para a cidade.

Enfrentando a extrema direita e a conciliação de classes

Natal é dominada pelas mesmas figuras que sempre governaram e que atacaram os trabalhadores e trabalhadoras. O candidato do atual prefeito, Álvaro Dias (Republicanos), é Paulinho Freire (União Brasil), que representa o que há de pior na extrema direita bolsonarista. O outro candidato é Carlos Eduardo Alves (PSD), representante das oligarquias. Ele foi responsável por colocar Álvaro Dias na Prefeitura, já esteve com Bolsonaro, em 2018, e, depois, com o PT, em 2022.

Já Natália Bonavides (PT) defende um projeto de aliança com setores ricos e poderosos. Porém, essa política só serve para atacar os trabalhadores e fortalecer as propostas da burguesia, como o Arcabouço Fiscal, que reduziu os investimentos sociais. Lamentavelmente, a maioria das correntes do PSOL e a UP estão apoiando a candidata do PT e sua política de “servir a dois senhores”.

Independência contra as injustiças e desigualdades

A LSR, corrente do PSOL, e o PCBR anunciaram apoio à candidatura de Nando Poeta. Para o PSTU, essa decisão é um marco importante na defesa da independência da classe trabalhadora frente aos partidos burgueses e às organizações reformistas, além de fortalecer a luta contra a extrema direita.

As principais propostas de Nando são a taxação das grandes empresas; o fim da privatização da Saúde, da Educação e da Cultura; a construção de uma empresa pública de transporte e o fomento de incentivos fiscais aos pequenos comerciantes, para reocupação e revitalização do comércio no centro da cidade.

O partido também propõe a redução dos salários do prefeito, do vice, dos secretários e vereadores, igualando a remuneração dos políticos ao salário de uma professora.

Para mudar Natal, de verdade, ter Saúde, Educação, transporte e moradia, é preciso enfrentar as elites capitalistas e defender um projeto socialista que ataque os privilégios dos ricos e poderosos. Um programa contra as injustiças e as desigualdades do capitalismo na nossa cidade”, destaca Nando Poeta.