Declarações

Morre Marinalva, uma lutadora imprescindível!

Direção Nacional do PSTU

27 de outubro de 2023
star5 (4 avaliações)

Com muito pesar, soubemos há poucos instantes do falecimento da professora Marinalva Silva Oliveira, 59 anos. Ela sofreu um ataque cardíaco fulminante, enquanto aguardava um veículo que a levaria para o aeroporto, onde embarcaria para reunião de um grupo de trabalho do ANDES-Sindicato Nacional, em Brasília.

Marinalva era professora da UFRJ, doutora em Psicologia, especialista na área da aprendizagem de pessoas com deficiência e, acima de tudo, abnegada militante socialista e ativista dos direitos das pessoas com deficiência. Ex-Presidente do ANDES/SN no período de 2012 – 2014, foi fundadora, construtora e dirigente da CSP-CONLUTAS. Atualmente, atuava como parte do Coletivo Rosa de Luxemburgo na base de sua categoria. Atuou com abnegação, dedicação e incansavelmente na defesa da educação pública e dos direitos dos trabalhadores, não apenas no serviço público, mas de maneira geral como atesta sua trajetória de lutas desde os anos 1980.

Marinalva esteve presente nos principais eventos de nossa classe atuando por décadas em prol de uma um mundo melhor e uma sociedade mais justa e igualitária. Socialista por convicção, mulher e mãe de um filho com Síndrome de Dawn, ela ainda buscava tempo para organizar e articular a luta contra o capacitismo, que discrimina as pessoas portadoras de alguma deficiência frente ao que a sociedade capitalista entende como normal.

PSTU sempre teve uma relação de muito respeito e aproximação política com essa querida camarada, que sempre foi nossa parceira na luta pelo socialismo. Uma militante e dirigente imprescindível!

Lamentamos profundamente sua passagem, sobretudo pela forma abrupta como aconteceu, e nos solidarizamos com seus familiares e amigos, especialmente com Gabriel (Biel), seu filho querido. Recebam todos nosso homenagem de dor e pesar em momento tão difícil.

Marinalva, presente! Hoje e sempre, até o socialismo!