Opinião Socialista

MA: Com muita animação, campanha do PSTU ocupas as ruas de São Luís

O partido também chama o voto no SIM no plebiscito pelo passe-livre

PSTU-MA

5 de setembro de 2024
star0 (0 avaliações)
A militância do PSTU tem realizado uma campanha animada, com muita alegria, em São Luís

A militância do PSTU tem realizado uma campanha animada, pra cima, com muita alegria em São Luís. Com atividades nas ruas da capital maranhenses, nas praças, terminais de ônibus, bairros populares, escolas e universidades, o programa socialista e revolucionário defendidos por nossas candidaturas vem ganhando cada vez mais espaço. Essa batalha também vem sendo travada nas redes sociais, já que não temos tempo de televisão e rádio e ainda sofremos o boicote da grande mídia.

Saulo Arcangeli, candidato a prefeito, e sua vice Jaciara Castro, tornaram-se os porta-vozes das lutas em defesa do transporte público, pela não privatização da Companhia de Abastecimento e Saneamento do Maranhão (Caema) e em defesa dos Conselhos Populares.

Plebiscito: SIM pelo passe livre estudantil!

Em São Luís, junto com a votação para prefeito e vereador, a população vai decidir sobre o passe livre para estudantes dos ensinos fundamental, médio, técnico, profissionalizante, pré-vestibulares, superior, educação de jovens e adultos, faculdades teológicas e seminários.

A votação é obrigatória. A votação na urna só encerra após a votação na consulta popular, que terá a seguinte pergunta: “Você concorda com a implementação do passe livre estudantil em São Luís”. Quem for a favor, vota 1. Contrário, vota 2.

O PSTU compõe a frente pelo sim, estamos chamando a população a votar 1. Integramos a Comissão de Mobilização, com eixo e atuação no Quilombo Liberdade, junto com a juventude do Coletivo Rebeldia. Essa defesa está em nossos materiais de campanha, pontuamos sempre nas entrevistas que estamos participando”, diz Saulo Arcangeli.

“Avaliamos que a consulta popular é um passo importante. Sabemos que depois terá todo um processo de debate sobre a regulamentação na Câmara Municipal, desde já, estamos na defesa da implementação e regulamentação do passe livre estudantil. Como pontuamos em nosso programa, defendemos também o passe livre para os desempregados”, completa.

O candidato a prefeito da capital maranhense pelo PSTU ressalta que essa luta tem que ser acompanhada pela defesa da tarifa zero: “Hoje, 30% da população de São Luís não utiliza o transporte público por não ter dinheiro para pagar a passagem. Por isso, defendemos a tarifa zero, junto com a criação de uma empresa pública de transporte, com frota e funcionários próprios, deixando assim de repassar milhões para grandes empresas capitalistas que ofertam um serviço de péssima qualidade à população, já que elas estão preocupadas em lucrar e não garantir um direito básico aos moradores da cidade”.

Leia também

Por que votar 16 nestas eleições