Nacional

Fora genocidas: Confira a atuação da CSP-Conlutas na mobilização internacional no RJ contra o G20

A CSP-Conlutas organizará atividades que acontecerão no Rio de Janeiro no período da realização do G20, como a reunião da Coordenação Nacional, a Cúpula dos Povos, a manifestação contra G20 e debate sobre a Palestina

CSP Conlutas, Central Sindical e Popular

30 de outubro de 2024
star5 (7 avaliações)

Nos dias 14 e 16 de novembro ocorrerá na cidade do Rio de Janeiro a Cúpula dos Povos frente ao G20. A iniciativa engaja organizações e movimentos sociais, numa atividade promovida de forma independente e autônoma, em paralelo à programação oficial da Cúpula do G20 que vai reunir chefes de Estado e de governo das vinte maiores economias do mundo, nos dias 18 e 19 de novembro.

A Cúpula dos Povos será um espaço anti-imperialista, onde as organizações irão denunciar a responsabilidade dos países que compõem o G20 nas situações de fome, guerras, exploração do trabalho, da natureza e na catástrofe climática que atingem o planeta. O G20 é mais uma ferramenta do imperialismo para aprofundar o espólio da classe trabalhadora.

A Cúpula dos Povos denuncia ainda a responsabilidade direta desses países pelo apoio e cumplicidade com o genocídio que está ocorrendo em Gaza e no Líbano.

A organização desta Cúpula é autônoma e independente de governos, autofinanciada pelas organizações que constroem esse processo de unidade, luta e resistência, e que tem como desafio seguir construindo ações e debates para o próximo ano.

Lula e o G20 Social

Nós denunciamos a realização do G20 no Brasil como também a cumplicidade do governo Lula.

O governo brasileiro se torna cúmplice do imperialismo e do genocídio na Palestina ao estender “tapete vermelho” aos genocidas como Biden, Macron, Olaf Scholz e Sergey Lavrov (que representará Putin, que não virá ao Brasil). Denunciamos ainda a tentativa do governo Lula em tentar sufocar qualquer manifestação independente que questione esse evento imperialista.

O presidente brasileiro criou um engodo chamado G20 Social no qual estão importantes organizações sociais do país. Dizendo ser um espaço para debater temas sociais para o G20, o evento se reunirá de 14 a 16 de novembro e busca controlar os movimentos sociais a fim de evitar protestos na cidade.

Não existe imperialismo social. Imperialismo é sinônimo de exploração, pilhagem e guerras. Portanto Lula, quando cria o “G20 Social”, está na verdade cooptando os movimentos sociais para uma armadilha imperialista de pacificação das lutas sociais no mundo.

A CSP-Conlutas faz parte da Cúpula dos Povos frente ao G20

Nós, da CSP-Conlutas, estamos desde o início do ano na construção da Cúpula dos Povos Frente ao G20 e de lá para cá diferentes movimentos e organizações se aproximaram e outras saíram. A CUT e o MST, ambas estreitamente ligadas ao governo federal, estavam na Cúpula dos Povos. No entato, há duas semanas romperam com a atividade depois de um representante do governo dizer não reconhecer a Cúpula dos Povos e que o governo não quer manifestação contra o G20. Essa atitude vergonhosa de duas importantes organizações sociais do Brasil não impediu que a Cúpula dos Povos continue a construir a mobilização anti-imperialista e independente contra o G20 no Brasil.

No dia 16 de novembro, está sendo chamada uma manifestação em Copacabana para repudiar o G20 em nosso país. Será um ato de rua com diversas organizações para seguir construindo e fortalecendo a luta internacional contra o Capital, o racismo, o sexismo e o genocídio do povo palestino, e por reparações históricas para os povos originários, o povo negro e periférico!

Para engrossar essas ações, a CSP-Conlutas realizará a RCN (Reunião da Coordenação Nacional) nos dias 14 e 15 de novembro, no Rio de Janeiro. Também participaremos das atividades da Cúpula dos Povos, especialmente na manifestação que ocorrerá em Copacabana, na manhã do dia 16.

Ainda no dia 16 à tarde haverá uma plenária de solidariedade ao povo palestino, aproveitando a presença de algumas organizações da Rede Sindical Internacional de Solidariedade e Lutas que estarão no Brasil.

Calendário

14 e 15 de novembro – Reunião da Coordenação Nacional da CSP-Conlutas

14 (tarde) – Cúpula dos Povos Frente ao G20 na ABI (Associação Brasileira de Imprensa)

16 (manhã) – Manifestação Contra o G20 (local Copacabana)

16 (tarde) – Plenária Solidariedade Internacional à Palestina e Líbano

Nossas palavras de ordem

Fora G20! Fora Genocidas do Brasil!

A vida acima do lucro!

Povos e natureza não estão à venda!