Lutas

Em Sergipe, ato público marca o lançamento da campanha contra as privatizações

Redação

31 de outubro de 2023
star0 (0 avaliações)
Saneamento e esgoto, e área da saúde estão na mira da privatização em Sergipe | Foto: CUT-Sergipe

Em Sergipe, o governador Fábio Mitidieri (PSD), juntamente com vários prefeitos e deputados, iniciou um processo de privatização de bens públicos que pertencem ao povo e aos trabalhadores sergipanos. O governo está estudando a venda da DESO (Companhia de Água e Esgoto), com previsão de privatização no primeiro trimestre de 2023. Há também a intenção de transferir a gestão estatal da saúde para a iniciativa privada por meio de Organizações Sociais (OS) e outras entidades.

No entanto, a experiência nos mostrou que a privatização da água em estados como Alagoas, por exemplo, resultou em aumento da tarifa e na piora do serviço à população. Além disso, na maioria dos locais onde a saúde pública foi gerenciada por Organizações Sociais, ocorreram fortes processos de corrupção, prejudicando mais uma vez a população. Não é à toa que, mesmo diante de uma forte campanha pró-privatização do governo ultraliberal de Bolsonaro, a população ainda se mantém, em maioria, contra as privatizações, pois sabe que será o setor mais penalizado.

Portanto, é inaceitável essa tentativa do governador Fábio Mitidieri, prefeitos e deputados governistas de privatizarem o que não lhes pertence. Por isso, os Sindicatos dos trabalhadores da Saúde (Sintasa), do Saneamento, Água e Esgoto (Sindsan), Centrais Sindicais e Movimentos Sociais iniciaram uma campanha contra esse processo de privatização em Sergipe. Hoje, dia 31/10, ocorreu um primeiro ato público para denunciar essa tentativa de privatização.

O PSTU esteve presente e seguirá junto com a CSP-Conlutas e demais movimentos nesta luta, buscando fortalecer esta campanha. Isso deve ser feito através do aumento das denúncias do governador e dos governistas; e principalmente através da explicação massiva sobre os significados e os malefícios que Mitidieri e os governistas querem causar à população com estas privatizações. Aliás, seguem ocorrendo privatizações em outros estados e também a nível federal pelo governo Lula, portanto também precisam ser denunciadas.

Para o PSTU-Sergipe, esse primeiro ato foi muito importante. A luta precisa seguir e avançar na construção de uma forte campanha, principalmente junto à população, para denunciar as intenções do governador Mitidieri e dos deputados e prefeitos governistas. Assim, poderemos acumular força política suficiente para virar o jogo e impedir que Mitidieri e os governistas prejudiquem a população e os trabalhadores.

– Não a privatização da DESO!
– Não a entrega da gestão da saúde a iniciativa privada!
– Pela melhoria dos serviços públicos prestados à população através de mais investimentos; e de uma gestão exercida por quem utiliza os serviços (usuários dos serviços) e por quem gera os bens e os serviços (os trabalhadores)
– Contra todos as privatizações em Sergipe e no Brasil!