Direção pelega do Sindicato dos Comerciários se alia ao Zaffari para atacar o PSTU e criminalizar a luta contra a jornada 10×1
Às vésperas do Natal, fomos supreendidos com mais uma tentativa de calar a luta contra a escala 6×1 e, particularmente, a desumana escala 10×1 praticada pelo supermercado Zaffari contra seus empregados.
Há 10 dias, o grupo Zaffari entrou com uma ação contra o PSTU. Agora, a direção do Sindicato dos Comerciários, que avalizou o acordo da jornada 10X1, entrou com outra ação contra o PSTU e outras organizações como o PCBR para tentar impedir novas manifestações.
Vejam o absurdo da fundamentação da pelegada, que repetem os mesmos argumentos do grupo Zaffari:
“O uso de megafones, a algazarra efetuada em frente ao Sindicato Autor, reprisando o que havia acontecido na empresa Zaffari e relatado por estes em demanda própria acima referida, tumultua seu normal funcionamento …”
A direção do sindicato afirma que o acordo da jornada 10×1 foi realizado “dentro dos ditames legais” e tenta atacar o movimento afirmando que “os Réus não representam a referida classe, nem sequer possuem legitimidade para tal”.
Nosso partido não se furtou a dar voz às denúncias das condições degradantes de trabalho do Zaffari, papel que deveria caber, em primeiro, lugar à direção do Sindicato dos Comerciários, que prefere atuar em parceria com o grande empresariado.
Essa ação do sindicato visa criminalizar o movimento e só ajuda o Zaffari a manter uma escala de trabalho que superexplora os trabalhadores.
Reafirmamos que nenhuma ação judicial ou tentativa de intimidação nos fará recuar desta justa luta, e não deixaremos de estar ao lado dos trabalhadores do Zaffari e dos demais estabelecimentos para reduzir a jornada de trabalho.
Também nos colocamos à disposição da categoria de comerciários de ser parte da batalha por varrer a pelegada e retomar o sindicato para as mãos dos trabalhadores.
-Fim da escala 6X1 e 10X1 !
– Redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais, sem redução de salários e direitos!
Direção Municipal do PSTU Porto Alegre
Leia também
Justiça gaúcha defere liminar do grupo Zaffari contra o PSTU