Partido

PB: PSTU chama voto nulo a prefeito em João Pessoa

Para a Câmara Municipal da capital paraibana, vote nos candidatos do PSTU

PSTU-Paraíba

3 de outubro de 2024
star5 (3 avaliações)
Venha com o PSTU construir uma alternativa socialista e revolucionária

Nas eleições para a prefeitura de João Pessoa, temos 5 candidatos na disputa: Cicero Lucena (atual prefeito pelo PP); Ruy Carneiro, Deputado Federal pelo Podemos; Luciano Cartaxo (PT), ex-prefeito por dois mandatos; Marcelo Queiroga (PL), ex-ministro da Saúde de Bolsonaro e Yuri Ezequiel pela UP.

Os dois candidatos dos maiores partidos enfrentam problemas com a Justiça. Ruy Carneiro foi condenado a 20 anos de prisão por peculato, fraude e lavagem de dinheiro, crimes cometidos durante o cargo de Secretário de Estado da juventude, Esporte e Lazer do estado da Paraíba. O outro caso envolve a prisão de Lauremilia Lucena, mulher do prefeito Cicero Lucena. Lauremilia foi presa pela Polícia Federal em operação que apura aliciamento violento de eleitores neste sábado, 28 de setembro, por mandato expedido no âmbito de investigação da Justiça Eleitoral de João Pessoa. A Justiça determinou, em 1º de outubro, converter a prisão preventiva de Lauremilia em medidas cautelares com uso de tornozeleira eletrônica.

No capitalismo, as eleições burguesas servem como um grande balcão de negócios para os diversos candidatos que disputam a prefeitura. São cargos, verbas públicas e uma série de benesses para a iniciativa privada.

Os projetos e propostas de Cicero Lucena, Ruy Carneiro tem os mesmos objetivos: estão a serviço dos bilionários de João Pessoa. Marcelo Queiroga, além de estar a serviço dos bilionários, defende as pautas reacionárias da extrema direita. A desigualdade e a miséria da classe vão continuar independente de quem ganhe as eleições.

A esquerda reformista

Luciano Cartaxo, do PT, já foi prefeito de João Pessoa por dois mandatos. Quando houve o impeachtman de Dilma, Cartaxo era prefeito de João Pessoa, e, neste momento, ele rompe com o PT. A sua ruptura, e agora o fato de ser candidato por indicação do Diretório Nacional do PT causou revolta nos militantes petistas mais raiz, sendo que um setor grande da base petista apoiava a deputada estadual Cida Ramos. No PSOL, Celso Batista foi indicado candidato em fevereiro de 2024, mas a direção nacional do PSOL intervei e forçou o apoio ao candidato do PT ,o que gerou uma crise e desânimo nos petistas e no PSOL .

Já a Unidade Popular (UP) apresentou a candidatura de Yuri Ezequiel para prefeito.

João Pessoa é uma cidade onde a desigualdade é imensa. Cerca de 50% da população sobrevive com menos de R$345,00 por mês, de acordo com o Boletim Desiguadade nas Metrópoles (dados de 2012 a 2022); mais de 46% dos residentes na região da grande João Pessoa encontram-se em situação de pobreza. Para resolver as necessidades dos trabalhadores na saúde, educação, transporte, e demais problemas que afligem a população, vai ser necessário atacar os lucros dos bilionários de João Pessoa. Os 3 principais candidatos: Cicero Lucena, Luciano Cartaxo e Marcelo Queiroga  apresentam propostas que mantém a desigualdade e o lucro dos empresários.

A Unidade Popular, por sua vez, apoia o governo Lula, ainda que possa não integrar cargos de alto escalão. Mas participou da equipe de transição do governo Lula, compõem o Conselho de Desenvolvimento Social Sustentável junto com os empresários (o chamado “Conselhão”). E as suas propostas para João Pessoa não colocam a expropriação dos bilionários da cidade.

Levando em consideração toda esta realidade eleitoral, o PSTU chama o voto nulo a prefeito e convoca a classe trabalhadora a se organizar, a não confiar em nenhum destes governos, e vir conosco na construção de uma oposição de esquerda às 3 esferas de governo.

Para vereador vote no PSTU

Para a Câmara de Vereadores da capital paraibana vote nas candidaturas do PSTU:

– Alternativa Socialista (vereadora – chapa coletiva Alice e Manoel): 16.000

– Romper o Poder (vereador – chapa coletiva Luiz Saraiva, Gabriel e Janaína): 16.420

Leia também!

Encontre aqui todas as candidaturas socialistas e revolucionárias do PSTU