Partido

Porto Alegre (RS): PSTU realiza convenção eleitoral no dia 27 de julho

PSTU-RS

11 de julho de 2024
star5 (7 avaliações)
Fabiana Sanguiné é pré-candidata a prefeita de Porto Alegre pelo PSTU | Foto: Phill Natal

PSTU-Porto Alegre (RS)

O PSTU-Porto Alegre realizará sua convenção eleitoral no dia 27/07, 15hs, no auditório do CPERS (Av. Alberto Bins, 480, 9º andar) e gostaríamos muito de contar com sua presença, seja você um (a) militante, filiado (a), amigo (a) do partido ou apenas quer conhecer nossas propostas Queremos construir esta campanha, desde o início, com sua participação.

O objetivo da convenção é não apenas referendar uma chapa de dois lutadores – a servidora da saúde municipal Fabiana Sanguiné como candidata à prefeita e o professor Regis Batista Ethur como vice. Mas também definir nossa chapa de vereadores.

Faça uma doação

Se a vida já era difícil antes, piorou após a enchente. Falta moradia, emprego, transporte e lixões espalhados pela cidade. O preço dos alimentos está caríssimo. Uma grande sensação de abandono. Nós, do PSTU, entendemos que é necessária a apresentação de uma alternativa socialista e revolucionária a tudo o que está aí.

É bastante importante derrotar o atual prefeito Melo antes que ele continue transformando, cada vez mais nossa cidade em mercadoria para os grandes grupos econômicos como Melnick, Zaffari, Gerdau, Ling, dentre outros.

É também necessário derrotar esta direita bolsonarista que segue atiçando e propondo suas pautas antidemocráticas e de ataque ao movimento dos trabalhadores e de opressão na Câmara de Vereadores e na Assembleia Legislativa.

E consideramos que a melhor forma de derrotá-los não é a construção de uma frente que defenda a conciliação de classes, como faz o governo Lula que está cada vez mais refém do centrão de Lira, nem rebaixando nosso programa, deixando de defender as reivindicações dos trabalhadores e dos setores oprimidos.

É necessário enfrentar os interesses e o poder dos bilionários e das grandes empresas do agronegócio, dos bancos, das grandes construtoras, em especial das responsáveis pelo desequilíbrio climático. Para a reparação total das perdas, para disponibilizar moradias em áreas seguras, para a construção de uma infraestrutura que proteja o povo pobre e o meio ambiente será necessário, por exemplo, sobretaxar os lucros e dividendos dos bilionários, expropriar as grandes empresas poluentes, sem indenização. Será necessário, não apenas uma revogação de todos os ataques à legislação ambiental, como uma revogação ampla das privatizações, como a CEEE, Corsan, Carris, Aeroporto Salgado Filho e acabar com as parcerias público-privadas (PPP`s) em hospitais e escolas, que precarizam o atendimento à população.

Nossa campanha estará a serviço de demonstrar que como a lógica do lucro é incompatível como a garantia dos serviços públicos de qualidade e baratos. E que estas empresas não apenas precisam ser públicas, mas também controladas diretamente pelos trabalhadores e população trabalhadora.

A democracia que defendemos não é uma mera formalidade dos trabalhadores decidirem sobre um pequeno percentual do orçamento. A democracia que defendemos é provinda da força da auto-organização demonstrada nos voluntários que salvaram pessoas do afogamento e da fome e frio, quando o prefeito, governador e presidente falharam totalmente.  A democracia que defendemos é controle e fiscalização de todas as obras do sistema anti-enchente pelos moradores dos bairros atingidos. A democracia que defendemos é que todas as principais decisões da cidade e todo o orçamento passem pelos Conselhos Populares.

Ou seja, a campanha do PSTU quer ser um ponto de apoio para as lutas e a organização da classe trabalhadora, da juventude e do povo pobre, das negras e negros, mulheres, indígenas e LGBTIs. Vamos juntos construir um quilombo socialista contra a exploração, o desemprego, o racismo, a LGBTIfobia, o machismo, a xenofobia!

Te esperamos na convenção!

Leia também!

PSTU: 30 anos na luta pelo socialismo e a revolução