Lutas

Urbanitários exigem fim das privatizações do governo Lula

Javan Rodrigues - ex-diretor do Stiueg e Presidente da Associação ALUTA

1 de março de 2024
star5 (2 avaliações)

Um expressivo setor da classe trabalhadora esteve reunido 2º Encontro das Federações Urbanitárias (08-02-2024), no Encontro foram deliberadas ações em defesa da reestatização de todo o setor elétrico, bem como a manutenção do saneamento público.
O ponto alto do encontro foi a confecção de uma Carta Aberta ao Presidente Lula (leia a íntegra da Carta aqui), o próprio formato de carta aberta já diz muito sobre o momento porque passam os urbanitários, que há muito tempo apoiam os governos “democráticos populares” do PT, agora o governo decidiu reprivatizar o setor elétrico ao propor a renovação das concessões (PL 4831/2023) que foram privatizadas por FHC na década de 1990 (começaram a vencer os 30 anos das concessões).
Os governos do PT nunca tentaram desfazer a privataria tucana e agora endossa a política privatista que dizia condenar. Essas e outras privatizações causam confusão na classe trabalhadora: Afinal PT, PSDB, PSOL, PMDB são todos iguais?
Nós do PSTU apoiamos a iniciativa dos trabalhadores em reivindicar participação no governo que ajudaram a eleger, mas nós do PSTU não alimentamos nenhuma ilusão quanto a esse governo, o formato de carta aberta demonstra que esse governo sequer recebe os trabalhadores para conversar e muito menos para influenciar os destinos do Brasil.
Nós do PSTU reafirmamos que só um governo dos trabalhadores pode salvar o Brasil da ganância e do empobrecimento, o atual governo e qualquer governo da classe dominante querem apenas o voto, a mais valia e o sangue dos trabalhadores.