O Opinião Socialista nas portas de fábricas, canteiros de obras e nos bairros populares
Roberto Aguiar, Salvador (BA)
A última edição do “Opinião Socialista” foi especial. Trouxemos em nossas páginas desafios colocados para a classe trabalhadora brasileira, após a derrota eleitoral de Bolsonaro.
O PSTU defende que a classe trabalhadora deva seguir as suas lutas no caminho da independência de classe, sem depositar confiança no novo governo de conciliação com a burguesia, construído pelo PT com o apoio do PCdoB, do PSOL e da UP.
A nossa tarefa, desde já, é avançarmos na organização e na mobilização, de forma independente, da classe. E, a partir disso, construirmos uma oposição de esquerda e de classe, tanto para enfrentarmos a extrema-direita, quanto para defendermos nossas reivindicações e construirmos uma alternativa da classe trabalhadora, independente da burguesia.
E foi esse desafio que debatemos com a nossa classe, através da edição especial do “Opinião Socialista”. De Norte a Sul do Brasil, a nossa militância desenvolveu várias atividades com o jornal: piquetes em porta de fábricas; conversas com os operários da construção civil dentro dos canteiros de obras; rodas de conversa; venda nos bairros e em atos públicos.
Veja como foram as atividades:
BELÉM (PA)
Os militantes do PSTU levaram o “Opinião Socialista” às obras da construção civil e realizaram conversas com os operários e operárias sobre os temas em debate no jornal.
SÃO PAULO (SP)
Militância do PSTU realizou piquetes com o “Opinião Socialista” em fábricas da Zona de Sul da capital paulista.
O jornal também foi vendido aos ativistas na Marcha do Dia da Consciência Negra, na Avenida Paulista.
BELO HORIZONTE (MG)
A militância levou a edição especial do jornal a diversas categorias de trabalhadores, em particular à classe operária, a exemplo dos petroleiros, realizando um piquete na Refinaria Gabriel Passos (Regap) da Petrobrás, em Betim, na região metropolitana.
ABC (SP)
No ABC Paulista, a militância do PSTU realizou piquete com o jornal e conversou com os operários da Mercedes-Benz e da Scania.
FORTALEZA (CE)
Na capital cearense, a militância do PSTU levou a edição especial do jornal para dentro das obras da construção civil. Foram realizadas visitas de apresentação do jornal em diversos canteiros de obras.
RIO DE JANEIRO (RJ)
A militância realizou piquete com o jornal no Centro de Pesquisas da Petrobrás (Cenpes), também vendeu o “Opinião Socialista” na Marcha da Periferia, no bairro de Madureira, e no Ato de Mulheres, realizado na Cinelândia.
CRICIÚMA (SC)
A militância do PSTU levou o jornal aos operários da MDS Metalúrgica, empresa que produz discos de freio, e conversou com os trabalhadores e trabalhadoras sobre os desafios para 2023 e as lutas que necessitaremos travar.