Camarada Daniel, presente!
Daniel Auin dedicou a vida à luta da classe trabalhadora
Daniel Auin dedicou a vida à luta da classe trabalhadora
Temos muito orgulho de Daniel como um dos fundadores da Convergência Socialista em 1978 – grupo revolucionário trotyskista que fez parte da fundação do PT e, que mais tarde, da fundação do PSTU.
Nosso camarada foi um dos jovens que construíram, organizaram e mantiveram o trotskismo vivo na região operária do Campo das Vertentes. Fruto do esforço militante daqueles jovens revolucionários, a luta pelo socialismo passou a ser uma feliz realidade em São João del Rei (MG). Cidade histórica, porém muito fabril, que a partir de então passou a contar com a resistência revolucionária entre os trabalhadores, sobretudo entre os operários metalúrgicos.
Ainda bem jovem, nos anos 70, inicia sua militância no grupo Versus.
Sua consciência revolucionária aliada à confiança irretocável na classe trabalhadora levou Daniel a abandonar sua vida acadêmica para se dedicar a militância, como trabalhador da fábrica Fluminense, uma empresa de ligas,
dedicando-se ao estudo e prática do marxismo e do trotskismo.
Na década de 1980, dedicou-se à organização dos principais sindicatos de luta da região de Campo das Vertentes e junto com sua companheira Trindade, foi parte dos fundadores da CUT.
Tendo sempre como estratégia a emancipação da classe trabalhadora do julgo do capital, o camarada Daniel filiou jovens operários e operárias, professoras e professores tanto na formação dos sindicatos, quanto na construção do partido revolucionário socialista.
Como um dos primeiros candidatos Socialistas pós-ditadura militar à prefeitura de São João del Rei, o camarada assumiu a tarefa de ser o porta voz do programa revolucionário entre os operário da cidade.
Perdemos um bravo companheiro que teve uma vida dedicada à revolução socialista. Isso nos entristece. Mas, ficará com todos que tiveram o privilégio de conviver com o Daniel um legado de garra, de luta e de uma incansável entrega à causa do socialismo e da revolução!
Camarada Daniel, presente!
Até o Socialismo sempre!