notícias

30 anos ! Quem matou Zé Luís e Rosa?

Está pergunta até hoje está sem resposta.

Luiz Carlos Prates (Mancha), de São José dos Campos (SP)

12 de junho de 2024
star5 (2 avaliações)

O casal foi brutalmente assassinado em sua casa em São Carlos , no interior de São Paulo em 12 de junho de 1994. Nada foi roubado.

Rosa acabava de ser eleita para o comitê central do recém-fundado PSTU e Zé Luís, além de militante do partido, era aguerrido lutador dos movimentos sociais e diretor do Sintufscar, Sindicato dos Funcionários da Universidade Federal de São Carlos. Naquele tempo tinha participado ativamente de uma greve de canavieiros, o que causava uma ira nos grandes fazendeiros da região.

Passaram-se 30 anos e, apesar de todos esforços e exigência por parte do partido, dos movimentos sociais, dos amigos este crime continua sem esclarecimento. O caso já foi levado até aos tribunais internacionais exigindo do governo brasileiro e da polícia que identificasse os assassinos e mandantes.

No dia 13 de junho de 1994 um cortejo, com trabalhadores, estudantes, militantes do partido de todos país , levava o corpo de Zé Luís e Rosa pelas ruas de São Carlos, e declaramos que não descansaríamos até que os responsáveis por este crime bárbaro fossem identificados e punidos. Desde este dia todos os anos, no aniversário da morte de Zé Luís e Rosa várias atividades são realizadas, como audiência pública na Câmara Municipal de São Carlos, na Assembleia Legislativa em São Paulo, na universidade federal de São Carlos, com o apoio e participação de vários setores que exigem justiça .

As novas gerações devem também empunhar esta bandeira. Os crimes políticos contra ativistas dos movimentos sociais e líderes revolucionários, raramente são esclarecidos no país. Esta realidade precisa mudar. “Quem matou Zé Luiz e Rosa? Quem foram os mandantes?”, este grito continuará sendo entoado.

Zé Luiz e Rosa, presentes!

Leia mais

Conheça a história de José Luiz e Rosa Sundermann