Partido

Nossa homenagem ao Cata, Paulo Aguena

Direção Nacional do PSTU

6 de dezembro de 2022
star0 (0 avaliações)

Comitê Executivo do PSTU

Faleceu nesta noite de 5 de dezembro, aos quase 61 anos (faria 61 em 13 de dezembro), Paulo Aguena, o Catatau, que dedicou a maior parte de sua vida política à militância nas fileiras do nosso Partido, o PSTU, e da Liga Internacional dos Trabalhadores (LIT-QI).

Reivindicou-se um trotskysta e um morenista a vida inteira. Em 2016, Catatau se separou do PSTU e, com outros companheiros, conformou outra organização, hoje a Resistencia-PSOL, na qual militou durante esses últimos anos.

Em 1979, na Universidade Federal de São Carlos, como estudante de Engenharia de Produção, entrou para a Convergência Socialista (CS). Estreou no movimento estudantil naquele momento de efervescência e lutas contra a ditadura militar.

Entrou em uma organização revolucionária jovem e ousada, disposta a fincar o pé no movimento operário, sob as orientações de Nahuel Moreno e da Fração Bolchevique. A Convergência Socialista teve sua direção presa em 1978 e sua primeira crise mais importante em 1979.

Cata foi chamado bem cedo a cumprir um papel de dirigente nacional.

Fez parte da linha de frente em diferentes momentos da construção e da inserção da então Convergência Socialista no movimento operário, na participação de inúmeras greves e combates, na conquista e participação em sindicatos e construção de oposições sindicais, ajudando a ganhar e organizar no partido parte do melhor da vanguarda operária.

Atuou em diversos momentos em diferentes regionais. Na Baixada Santista, na construção civil; depois em Minas Gerais, com os metalúrgicos de Belo Horizonte e Contagem e com os demais trabalhos operários ligados à Federação Democrática dos Metalúrgicos de MG; no ABC Paulista nos anos 1990; no Rio de Janeiro; e, por fim, em São José dos Campos(SP).

Com a crise da LIT em 1990, quando o nosso principal partido, o MAS da Argentina, sofreu inúmeras rupturas e o PSTU brasileiro se viu obrigado a cumprir um papel maior na reconstrução da Internacional, Catatau foi chamado novamente a cumprir, com outros novos companheiros, um papel central no Executivo Nacional da CS, que logo seria expulsa do PT após o Fora Collor, conformaria a Frente Revolucionária e fundaria o PSTU em junho de 1994.

Neste período, Catatau ajudou a reorganizar e reconstruir a juventude do PSTU, que, junto com a UNE, e contra o PT, dirigiu as mobilizações pelo Fora Collor.

Militante internacionalista, ele foi parte da direção da LIT,  inclusive morou fora do Brasil e ajudou na construção de outras organizações revolucionárias.

Catatau foi anistiado pela CS, como ativista da Construção Civil de Cubatão (SP).

Diferenças políticas importantes e estratégicas sobre a relação dos revolucionários com as eleições burguesas e com o reformismo, após amplo e democrático debate interno, levaram à sua ruptura com o PSTU e com a LIT, junto com outros companheiros; que posteriormente formaram a Resistência e entraram no PSOL.

Em que pese que nossos caminhos se separaram e as diferenças estratégicas, e principistas até, que desenvolvemos; e que nos levaram à construção de organizações bastante diferentes nos últimos anos;  reconhecemos, reivindicamos e homenageamos Catatau como um militante trotskysta, morenista, socialista, capaz, abnegado, grande organizador, que sempre carregou grande paixão e ousadia no que se propôs a fazer, de quem sentiremos muita falta, como amigo de muitos de nós que continuava sendo, e como alguém que carregou junto conosco uma grande parte da nossa história.

Nos despedimos do Catatau com essa pequena homenagem, e prestamos nossa solidariedade à sua companheira Mariana, aos seus filhos e todos seus familiares, bem como aos militantes da Resistência.

Catatau (Paulo Aguena), presente!

PSTU – 06/12/2022

Velório
12 às 16 horas
Sindicato dos Metroviários de São Paulo
Rua Serra de Japi, 31. Tatuapé.

Cerimônia de Cremação
Cemitério da Vila Alpina
Rua Francisco Falconi 837.

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux - Hosted & Maintained by PopSolutions Digtial Coop